A diversidade das ou nas
religiões afro-brasileiras é absolutamente natural e tem raízes históricas e
sociológicas. Ao serem raptados e escravizados os nossos irmãos ancestrais
africanos de diversas etnias, nações e tribos foram trazidos ao Brasil,
chegando aqui tiveram que adaptar seus cultos a nova realidade, a realidade da
senzala, tiveram que substituir ervas, pedras, e outros apetrechos pelos
disponíveis no local do cativeiro. Tiveram contato com os ameríndios
(indígenas) foram forçados a cultuar santos e a entender parte da filosofia da
igreja católica apostólica romana. Imaginemos o caldeirão de culturas milenares
em um local apertado, e todos esses povos unidos pela dor e pelo sofrimento.
Tudo isso em um ambiente natural diverso do de sua naturalidade.
Graças à resistência dos negros
hoje temos esta pluralidade de cultos e religiões de matriz africana, como os
candomblés (de Ketu, de Angola, Jêje, etc.) o Xangô de Pernambuco, o Tambor de
Mina, o Batuque (Rio Grande do Sul), e o surgimento de outras religiões que
além do africanismo trazem fortemente a presença do ameríndio, como a Umbanda,
a Cabula, o Catimbó, as Almas de Angola (Santa Catarina) entre outras
denominações religiosas.
Isto também prova a presença de
Deus (Zambi ou Olorum), pois consegue trilhar diversos caminhos para que muitos
homens e mulheres se iluminem, e encontrem seu caminho em direção ao Sagrado. Por
isso a diversidade religiosa é tão importante e salutar, pois permite que cada
um de nós encontre seu caminho de iluminação e libertação, o seu caminho de
ascensão ao Uno.
Mas, creio que deva dizer também
da diversidade religiosa na Umbanda minha religião. Esta diversidade é fruto,
na minha opinião, da própria constituição dos Pais e Mães de Santo. Cada um de
nós têm sua história nesta vida e em outras, trazendo um legado que será
validamente aproveitado na condução de sua casa. Um Pai ou Mãe de santo ligado
desde a infância ou mesmo herdado de outras passagens no Candomblé irá trazer
elementos preponderantes desta religião, outro que teve sua formação em uma
religião oriental trará esta herança para sua casa. Como não temos uma codificação, o que é
absolutamente salutar e desejável, cada casa será diferente atendendo ao
ensinamento do Caboclo das Sete Encruzilhadas que afirmou ser a Umbanda uma
religião desprovida de preconceito, que todo espírito seria bem vindo.
Saravá
Pai Caetano de Oxossi
Dirigente (pai de santo) do
Terreiro de Umbanda Luz Amor e Paz – TULAP – Cabana do Pai Tobias de Guiné
Dirigente
espiritual da União dos Terreiros de Umbanda Caboclo Mata Virgem - UnTUMV
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