segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Compreendendo a proposta do Blog

O Congresso Internacional de Sacerdotisas e Sacerdotes das Religiões Afro-americanas é um evento organizado pela Faculdade de Teologia Umbandista em conjunto com vários pais e mães espirituais destas tradições religiosas de vários pontos do planeta, tais como Brasil, Uruguai, Paraguai e Portugal. Este congresso tem como objetivo central dialogar com a sociedade questões de relevância comunitária, levando em consideração a importante e rica diversidade existente nas várias Escolas que compõem este saber religioso.

Sendo assim, neste ano de 2011, foi realizada a segunda edição do Congresso, onde Sacerdotes e Sacerdotisas de todas as regiões do país somados aos representantes destas tradições da América do Sul e Europa discutiram o tema comum: “Visibilidade Sociocultural das Religiões Afro-brasileiras” respeitando os diferentes pontos de vista oriundos da tradição particular de cada terreiro e a localização geopolítica e social destas comunidades religiosas.

O ponto alto do evento foi a realização do rito de Exu onde as várias Escolas das Religiões Afro-brasileiras presentes ritualizaram a convivência pacífica. Mais do que isto, todos foram levados por Exu literalmente para a rua e no espaço público levaram esta mensagem de união para a sociedade como um todo, pois é neste local onde as desigualdades são anuladas pelas semelhanças respeitando as diferenças, .

Este evento marcou um avanço na consolidação do conhecimento plural sacerdotal e teológico com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras, pois demonstra na prática que é possível convergir diversos saberes sem a imposição de uma ótica sobre as demais.

No ano de 2012 será realizada a terceira edição e desde já a FTU, com a construção deste blog, estimula a constituição de vários pólos de diálogo para os sacerdotes dirigentes se manifestarem sobre os mais diferentes temas que impactam a nossa comunidade religiosa e a sociedade civil como um todo.

Estes diálogos serão realizados via internet pelo Blog e culminará no próximo rito de Exu e Congresso Sacerdotal a ser realizado no dia 27/10/2012 dentro das dependências da própria Faculdade de Teologia Umbandista.

Convidamos todas as sacerdotisas e sacerdotes e seus filhos de santo para se unirem as mais de 80 lideranças do Brasil e do mundo visando incrementar e construir coletivamente uma proposta pacífica de convivência calcada na real aceitação e vivência da diversidade.

3 comentários:

  1. Que grande idéia e que grande passo para que possamos nos unir para melhor conviver.
    Que esse projeto possa crescer e alcançar suas metas. Saravá!

    Thiago de Oxosse, Invercargill - Nova Zelândia

    ResponderExcluir
  2. Acho muito relevante este encontro para termos mais visibilidade de todo o contexto de nossa religião.

    ResponderExcluir
  3. Por favor preciso de uma informação, Caro senhor moderador poderia entrar em contato comigo atravez do e-mail: lizf_castro@yahoo.com.br
    Não pretendo tomar muito do seu tempo
    Grato Aguardo contato

    Liz

    ResponderExcluir