quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

012 - Contribuição do Pai Bruno Barbosa (SP) para o Fórum Internacional Permanente



Aranauam, Saravá, Motumbá, Axé,

Falar sobre diversidade no campo das religiões afro americanas é gratificante pois, a partir do momento que encaramos com naturalidade esse processo de diversidade, estamos caminhando para uma convivência pacífica entre todos os setores intrarreligiosos.

Vivemos num mundo que carece de paz. É triste constatarmos a violência entre setores interreligiosos causadora até de morte motivada por um fundamentalismo sem sentido e alimentada pela sede de poder.

Se isso é inconcebível no plano interreligioso pior ainda constatar a discórdia no setor intrarreligioso.

Durante todos esses anos participando de congressos e debates referentes às religiões afro-brasileiras ouço como em uníssono que precisamos de união. Concordo e tenho convicção que para conseguirmos essa tão desejada união temos que começar respeitando o processo de diversidade.

A partir do momento em que reconhecermos que existem várias formas para se cultuar o Sagrado, todas elas merecedoras de amplo e total respeito, iniciaremos um processo de convivência pacífica que certamente nos remeterá  a paz mundial.

Se o mundo espiritual se manifesta no plano terreno das mais variadas formas utilizando-se das mais variadas vestimentas, quem somos nós para discordarmos desse processo?

Tanto a diversidade como também o processo sincrético são maneiras de aproximar pessoas, respeitando-as em sua fé.

A FTU desde há muito vem se mostrando como um espaço aberto para todos os segmentos interdisciplinares, inter e intrarreligiosos acolhendo com respeito e amizade todos os irmãos das religiões afro-brasileiras, demonstrando que tem interesse no diálogo edificante em prol da união sem qualquer tipo de preconceito, discriminação ou elitismo.

E devemos ao Mestre Arapiagha que assim idealizou e nunca mediu esforços para que isso se concretizasse como vem se concretizando

Axé Babá mi

Yamandhara - Discípulo de Mestre Arapiagha

Um comentário:

  1. Primeiramente peço licença ao Mestre Yamunisiddha Arhapiagha (Pai Rivas) para humildemente tecer meus comentários nesse significativo blog. Peço licença, também, ao Mestre Yamandhara (Pai Bruno Barbosa) a quem dirijo meus comentários, peço licença a meu Mestre (Pai Antonio Mendes) e, também, a todos os Pais e Mães de Santo que juntamente com seus filhos participam do blog. Muito honrado e feliz em poder sentir a diversidade em vossos dizeres!

    Prezado Mestre Yamandhara,

    Tendo como base tão sábias palavras, “Tanto a diversidade como também o processo sincrético são maneiras de aproximar pessoas, respeitando-as em sua fé”. (YAMANDHARA, 2012). Lembrei-me de uma frase tão bem dita pelo (Sr. Caboclo das 7 Encruzilhadas): “Assim como Nossa Senhora da Piedade abriu seus braços a seu filho, a Umbanda abrirá os seus a todos ”. Salve o movimento Umbandista! Salve Ogum, que em sua fase nos acolhe de braços abertos, para que a Santíssima Trindade nos direcione na busca da tão sonhada felicidade!

    Obrigado por suas palavras tão profundas e inspiradoras!

    Um Aranauam fraterno a todos!

    Erivelton Thomaz.
    Discípulo de Pai Antonio Mendes.
    Seara de Umbanda do Cruzeiro Divino – S.U.C.D.
    O.I.C.D. Sub -sede Seropédica –RJ.

    ResponderExcluir