segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

102 - Contribuição do Pai Jackson de Xangô (PR) para o Fórum Internacional Permanente




Axé a todos
Sou Pai Jackson de Xangô, umbandista Pai de Santo da Gira de Quinta feira no Terreiro Pai Bento de Angola em Curitiba - PR, Cujo Dirigente é Pai Fausto de Yemanja.
Primeiramente, quero agradecer ao convite feito por Renata Issa para participar deste blog falando sobre a “Religião e diversidade”
Pois bem aprendi desde criança no terreiro de minha avó, Mãe Zeni, que a diversidade existe e é salutar para os cultos afro, pois cada religião, cada seita trás uma proposta espiritual, um ensinamento, que é passado pelos espíritos responsáveis pelos terreiros, barracões etc. e cada um a pratica com amor. Penso que todos estão certos, pois, sigo um ensinamento que tive de um Preto Velho que disse “A religião deve ser praticada, não discutida nem comparada com outra”, então acho que esta frase explica bem a diversidade.
Quanto à codificação, não creio que as pessoas que tem este pensamento, estejam pensando com o respeito que todo religioso deve ter pelos outros cultos, penso que Deus é único seja qual for a forma como o chamamos, e as religiões são as várias formas de chegarmos até ele, codificar a Umbanda seria o mesmo que dizer colocar regras, e ditar como deve ser feito, seria o mesmo que dizer a um Caboclo, chefe de um terreiro que ele deve seguir as ordens e fazer como o outro Caboclo de outro terreiro faz e determina, sem ao menos sabermos se a missão dos Caboclos devem mesmo ser diferentes e cada terreiro deve agir diferentemente.
Acredito que este blog e este assunto são de grande importância para unirmos não unificarmos os diversos cultos afro.
Axé a todos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário