segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

103 - Contribuição da Mãe Dalva de Oyá (SP) para o Fórum Internacional Permanente




Meu barracão localiza-se em São Paulo, zona sul.
Filha de negra, minha avó materna era vidente, meu avô paterna português, casado com minha avó que carregava no sangue o culto das folhas, pois era uma índia e com toda essa mistura de raça e saberes iniciei na religião.
Aos nove anos tive a minha primeira incorporação dentro de um terreiro de Umbanda, onde os mais velhos da casa relataram ser Santa Barbara, que no sincretismo com o culto africano seria Iansã. Na minha jornada entre a Umbanda e o Candomblé (Jegê), somam-se quarenta e cinco anos de convivência com o santo e vinte e dois anos de Yalorisha.
A diversidade dentro das religiões afro-brasileira é necessária e se faz presente, pois quando se tem na casa um filho que seu santo é de outra nação precisamos do conhecimento do mesmo para cuidar desse filho,  mexer em seu ori, com responsabilidade para que não haja erros. Ter a  humildade de chegar a um mais velho e compartilharmos do conhecimento faz de um Babalorisha ou Yalorisha ser nobre.  No candomblé há muitos fundamentos e todos importantes, devemos parar com a divergência de opiniões e nos unirmos mais.
Há espaço para todas as nações, se estão divididas em grupos seja por motivos territoriais,  e político, fazemos parte dessa história somos filhos da África, mas, não nos esquecemos que os Orishas a essência é a mesma.
Kolofé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário