sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

028 - Contribuição do Pai Fábio (SE) ara o Fórum Internacional Permanente



"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (Nelson Mandela)
Prezados irmãos a religião correta é aquela que ensina sob todos os aspectos e pontos de vista a respeitar, acima de qualquer coisa, a forma diferente de rezar, de chamar por Deus ou de invocar os sagrados Orixás; essa religião é a correta e assim deve ser a conduta de todo religioso, seja ele praticante ou dirigente. A beleza de cada região, estado ou pais esta justamente na forma diferente de se fazer cultura, a cada dia, a cada minuto. Através de nossa religião deixamos marcada na história e no tempo a nossa cultura e assim vamos passando de geração a geração, não para que as próximas gerações repitam sem reflexão critica, mais para que as próximas gerações aprendam, modifiquem, misture, compartilhem como irmãos a água da mesma fonte. Cultura vem do latim cultivar, cuidar e acredito que é isso que devemos fazer como dirigentes religiosos e culturais. Devemos cuidar e, principalmente, respeitar as diversas manifestações religiosas, espirituais; devemos cuidar do solo para ser fértil para as novas gerações e formas de se fazer cultura e religião; devemos preparar para o tão esperado momento de simplesmente termos uma religião universal, que nos ensine de uma forma simples a amar e ser amado por todos como irmãos
Saravá a todos
Fábio Mauricio Fonseca Santos
Dirigente do Centro de Umbanda Caboclo Tupy
Aracaju/SE

Um comentário:

  1. Primeiramente peço licença ao Mestre Yamunisiddha Arhapiagha (Pai Rivas) para humildemente tecer meus comentários nesse significativo blog. Peço licença, também, ao Pai Fábio Mauricio a quem dirijo meus comentários, peço licença a meu Mestre (Pai Antonio Mendes) e, também, a todos os Pais e Mães de Santo que juntamente com seus filhos participam do blog. Muito honrado e feliz em poder sentir a diversidade em vossos dizeres!

    Prezado Pai Fábio,

    Sábias foram suas palavras quando disse: “...a religião correta é aquela que ensina sob todos os aspectos e pontos de vista a respeitar...”. Acredito que a falta de ações mais positivas acerca do esclarecimento das diferentes formas de se cultuar o sagrado contribui para que o preconceito continue imperando. Uma espécie de cegueira instalada que impossibilita o ato de reconhecer e respeitar as diferentes direções.

    Obrigado por suas palavras tão profundas e inspiradoras! Salve o Sr. Caboclo Tupy!

    Um Aranauam fraterno a todos!

    Erivelton Thomaz.
    Discípulo de Pai Antonio Mendes.
    Seara de Umbanda do Cruzeiro Divino – S.U.C.D.
    O.I.C.D. Sub -sede Seropédica –RJ.

    ResponderExcluir