"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (Nelson Mandela)
Prezados irmãos a religião correta é aquela que ensina sob todos os aspectos e pontos de vista a respeitar, acima de qualquer coisa, a forma diferente de rezar, de chamar por Deus ou de invocar os sagrados Orixás; essa religião é a correta e assim deve ser a conduta de todo religioso, seja ele praticante ou dirigente. A beleza de cada região, estado ou pais esta justamente na forma diferente de se fazer cultura, a cada dia, a cada minuto. Através de nossa religião deixamos marcada na história e no tempo a nossa cultura e assim vamos passando de geração a geração, não para que as próximas gerações repitam sem reflexão critica, mais para que as próximas gerações aprendam, modifiquem, misture, compartilhem como irmãos a água da mesma fonte. Cultura vem do latim cultivar, cuidar e acredito que é isso que devemos fazer como dirigentes religiosos e culturais. Devemos cuidar e, principalmente, respeitar as diversas manifestações religiosas, espirituais; devemos cuidar do solo para ser fértil para as novas gerações e formas de se fazer cultura e religião; devemos preparar para o tão esperado momento de simplesmente termos uma religião universal, que nos ensine de uma forma simples a amar e ser amado por todos como irmãos
Saravá a todos
Fábio Mauricio Fonseca Santos
Dirigente do Centro de Umbanda Caboclo Tupy
Aracaju/SE
Fábio Mauricio Fonseca Santos
Dirigente do Centro de Umbanda Caboclo Tupy
Aracaju/SE
Primeiramente peço licença ao Mestre Yamunisiddha Arhapiagha (Pai Rivas) para humildemente tecer meus comentários nesse significativo blog. Peço licença, também, ao Pai Fábio Mauricio a quem dirijo meus comentários, peço licença a meu Mestre (Pai Antonio Mendes) e, também, a todos os Pais e Mães de Santo que juntamente com seus filhos participam do blog. Muito honrado e feliz em poder sentir a diversidade em vossos dizeres!
ResponderExcluirPrezado Pai Fábio,
Sábias foram suas palavras quando disse: “...a religião correta é aquela que ensina sob todos os aspectos e pontos de vista a respeitar...”. Acredito que a falta de ações mais positivas acerca do esclarecimento das diferentes formas de se cultuar o sagrado contribui para que o preconceito continue imperando. Uma espécie de cegueira instalada que impossibilita o ato de reconhecer e respeitar as diferentes direções.
Obrigado por suas palavras tão profundas e inspiradoras! Salve o Sr. Caboclo Tupy!
Um Aranauam fraterno a todos!
Erivelton Thomaz.
Discípulo de Pai Antonio Mendes.
Seara de Umbanda do Cruzeiro Divino – S.U.C.D.
O.I.C.D. Sub -sede Seropédica –RJ.