sábado, 14 de janeiro de 2012

029 - Contribuição do Pai Luiz (RS) para o Fórum Internacional Permanente



Quando me foi feito o convite para escrever sobre Diversidade, por nosso querido irmão Marcos Strey, perguntei a ele qual seria o “foco” de nosso escrito, com a clara  intenção de ter uma referencia  que sustenta-se nosso tema e raciocínio. E para minha surpresa ele me convida para tomarmos um café. Nasceu ai o “foco”. Café o que tem o Café a ver com diversidade. Vamos ao inicio:

O cafeeiro (Coffea sp.) é um arbusto da família Rubiaceae e do gênero Coffea L. , da qual se conhecem 103 espécies e se colhem sementes,  para a preparação de uma bebida estimulante, conhecida também como café. O café é largamente cultivado em países tropicais, tanto para consumo próprio como para exportação para países de clima temperado. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. Considera-se que o cafeeiro seja originário da Etiópia onde ainda hoje ocorre in natura. Foi levado à Arábia entre os séculos XIII e XIV e em 1690 os afeganistoes levaram-no para Ceilão e, logo depois, para Java. Em 1706 algumas mudas foram levadas ao Novo Mundo pelos holandeses que a introduziram inicialmente no Suriname. Em 1645 foi aberta a primeira casa para comercialização da bebida em Veneza. Em 1652 abriram-se algumas em Londres.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cafeeiro

Somos seres fantásticos, dotados de uma grande capacidade de raciocínio, com uma  criatividade impar, gozando ainda de uma natureza farta a nos suportar a vida. 103 espécies de grãos com sabor, cor, aroma e com as mais diversas formas de preparo e todos nos o saboreamos sem desmerecer um ou outro, de acordo com nossas preferências culturais, escravos de nosso paladar ou ate mesmo conforme nossas posses nos permitem. Simplesmente CAFÉ, social, generoso a nos alimentar e para nossa surpresa nascido, provavelmente ao lado de nossas raízes africanas tropicais.

A nossa Umbanda é composta dos mais deferentes  sabores, com as mais variadas cores e formas de preparo e porque não saboreamos todas elas como saboreamos um bom café. Pois todas as UMBANDAS são oriundas da grande arvore chamada  “Mundo Espiritual”, com sua diversidade a nos ensinar novas formas de bem viver e o bem viver esta em convivermos  harmoniosamente como irmãos diferentes, nascidos da mesma fonte generosa da vida.

Saravá,

Pai Luiz de Ogun Narue – Luiz Fernando Dimari, da cidade de Canoas – RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário